01 fevereiro 2014

O QUE É O NOVOS INÍCIOS DAS MOÇAS


A atividade de novos inícios é um evento que envolve as moças e suas famílias. É uma das atividades que as moças mais esperam durante o ano, e uma oportunidade para colocar em prática seus talentos, praticar o tema da mutual anual e se divertir com sua organização.






É um evento anual para moças e seus pais, lideres do sacerdócio e lideres das moças. As meninas que completarão 12 anos no ano seguinte também são convidadas a participar com seus pais(1). Para que os membros possam conhecer melhor a organização das moças, pode se pensar em convida-los também, e uma grande oportunidade para isso, como também seus amigos. Ajudando assim as moças a prosseguirem com firmeza em suas metas.



Esse evento deve ser realizado no início do ano do calendário. Pode ser realizado durante a mutual (1). É aconselhável que realizemos essa atividade nos três primeiros meses do ano ( janeiro, fevereiro, março ), é um momento em que as jovens estão menos atarefadas com suas realizações seculares e podem se dedicar se envolver mais na atividade.


 

É ajudar as moças e seus pais a informar-se a respeito do programa das moças. Inclui apresentação da organização das moças com  proposito, símbolos de suas faixa etária, apresentação do tema, emblema e lema das moças, apresentação do progresso pessoal. Os novos inícios deve ajudar as moças e seus pais a fazer planos para os eventos que acontecerão no ano que se inicia.
Essa atividade da as lideres a oportunidade de expressar amor pelas moças, incentivar os pais a ajudarem sua filhas nas experiências do Progresso Pessoal, apresentar as meninas que completarão 12 anos no ano que se inicia e dar boas vindas as moças que se filiaram a igreja ou se mudaram para ala. É o momento de reconhecer as moças e suas realizações, ou seja, mostrar que estão trabalhando e incentiva-las a continuar.



As presidências de classe planejam o programa sob a direção da presidência das Moças. A presidências das Moças pode pedir a especialista que ajudem como por exemplo: reger um coro ou grupo instrumental, treinar as oradoras ou dirigir uma breve encenação teatral. Um membro da presidências das classes pode dirigir a reunião (1). 
Quando damos a oportunidade das moças planejarem e ajudarem, ajudamo-las a desenvolver suas habilidades. É sempre bom líderes planejarem uma surpresa na qual elas não saibam para ficar mais emocionante a atividade, só uma dica.

 

Para alguns talvez seja a parte mais divertida, porém é essencial.

1- Devemos ter um caderno de anotações para anotar tudo que precisamos.
2-Defina qual o tema de seu novos inícios: pode ser o tema da mutual do ano (preferencialmente), uma escritura, uma parábola, uma mensagem da a Liahona, um roteiro de programa, etc.
3- Defina seu orçamento: depois de ter escolhido o tema, verifique com o bispo qual é o orçamento de sua ala ou ramo, e trabalhe em cima dele, muitas vezes podemos pedir as irmãs da Sociedade de Socorro para que façam alguns doces ou salgados ou pedir que as mães também ajudem de alguma forma. Utilize bom senso nos gastos que fizer.
4- Defina a decoração do local: com o seu tema definido e sabendo o quanto poderá gastar, você já pode escolher a decoração, pode ser algo simples mas que lembre e enfoque o tema que está tratando. TENHAM CUIDADO COM A DECORAÇÃO, se for fazer seu evento no salão sacramental, não deve usar decoração alguma com exceção de flores e não é permitido tirar fotos ou gravar vídeos(2).
5- Faça uma lista do que irá precisar para seu evento, desde de itens de decoração, lembrancinhas, cartazes, oradores, músicas, microfones, data show, etc. Divida sua lista por tópicos e vá atras dos materiais, verifique o que é necessário comprar, se tem na organização ou se vai precisar comprar no centro de distribuição. Faça uma lista completa desde os convites até as lembrancinhas.
6- Prepare o programa: e passe para as moças, faça ensaios de músicas e oradores, esquetes ou peça teatral para que elas saibam a ordem das apresentações, uma ótima dica é fazer um panfleto do programa e entregar a cada moça e convidados, dessa forma saberão o que irá acontecer
7- Depois de tudo isso pronto e organizado é só preparar a sua ATA dos novos inícios:
Exemplo de ATA:

PARTE ESPIRITUAL

Presidida: ( bispo )
Dirigida: (presidência das moças ou laurel)
Hino de abertura:
Regente:
Oração Inicial:
Tema e Lema:
Apresentação da Organização das Moças: ( tema, lema, emblema, classes...)
Apresentação do Progresso Pessoal ( cores e valores)
Programa: ( escolhido)
Apresentação e Boas vindas ( moças entrando, mudança de classes, moças saindo para soc soc)
Mensagem do Bispado
Hino de Encerramneto:
Oração de Encerramento:

PARTE CULTURAL
Podendo conter, peça teatral, dança, musical, e outras apresentações especiais, que lembre o tema que você utilizou.

Nota: (1) Manual 2 Administração da igreja pág 86
         (2) Manual 2 Administração da Igreja pág 205 e 206

Para saber mais a Presidência das Moças fala sobre os novos inícios.
Referência: moças em ação.

Espero que ajudem!

                                                                                   Presidência O.M. Estaca Montese


Nenhum comentário:

Postar um comentário